Na tarde de ontem (24), durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia Safra com o Governo Federal, foi anunciado a ampliação do número de cotas do PROGRAMA GARANTIA SAFRA para o período 2012-2013. O número de agricultores beneficiados vai passar de 300 mil para 350 mil.
Também, ficou decidido na reunião que o valor das parcelas vai aumentar. O valor, que antes era de R$680,00, vai passar a ser de R$760,00. O ajuste é de 14%, o mesmo do Salário Mínimo.
"O que aconteceu foi um grande avanço. É uma garantia de que, em caso de nós termos uma nova situação de seca ou estiagem, teremos um recurso para socorrer os agricultores familiares que perderem sua safra", afirmou o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nélson Martins.
O Ceará sofreu perdas drásticas de safra com o período de estiagem este ano. Segundo a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, em todo o Estado, a colheita de mandioca e de grãos sofreu uma perda de 68,14% em relação ao que era esperado.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF voltada para agricultores do familiares de regiões que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
0 comentários:
Postar um comentário