Tejubode: uma década de sucesso. Esse é o destaque que a imprensa do estado do Ceará faz em seus informes de agronegócio, isso demonstra que esse evento mobiliza não só o município e sim todo o estado.
Anteriormente a administração “É trabalhando que crescemos” do Prefeito Edilardo Eufrásio da Cruz, lançou a programação da feira para a população local, para que todos se prepararem para esse grande evento. Mas, o lançamento oficial de deu na manhã desta terça-feira (12) no SEBRAE em Fortaleza por volta das 8hs.
Na abertura houve a apresentação do grupo de dança de Tejuçuoca "Cabra Arretado", o ritmo da dança era Caninha Verde (típica de Portugal e introduzida no Ceará, no litoral de Aracati). Autoridades estiveram prestigiando o evento: o Prefeito Edilardo Eufrásio, Vice-Prefeita Eurice Mota, Presidente da Câmara Elso, o Deputada Estadual Fernanda Pessoa dentre outros.
Essa décima edição do evento foi lançada durante a reunião ordinária do Agropacto (Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense), no auditório do Sebrae-Ceará.
Paulo Hélder de Alencar Braga, da Faec, presidiu a solenidade, onde foram destacados os grandes avanços conquistados pelo Município de Tejuçuoca, com a criação da Tejudobe.
O Senhor Elizeu Joca, fez a apresentação sobre a TEJUBODE explanando o objetivo, a mobilização social na feira e o empreendedorismo do evento.
Foram apresentados alguns programas do município tais como Acria (Associação dos criadores de caprinos e ovino de Tejuçuoca), o Tejuflora (Projeto de floricultura) dentre outros.
Para o Prefeito do município, Edilardo Eufrásio da Cruz, 10 anos de Tejubode significa crescimento. “Percebo que desde quando a Feira da Caprinocultura foi criada, Tejuçuoca tem crescido muito, pois sabemos que ele é o principal evento que a cidade dispõe e que atrai pessoas de todas as partes”, comenta.
Ele também destacou os programas sociais do Governo Dilma, afirmando que o seu município se insere nestas demandas. “Estamos tentando apoiar ao máximo os agricultores familiares. Em nosso município dispomos do “BOLSA BODE”, no qual incentivamos jovens de 17 a 28 anos a se inserirem na ovinocaprinocultura. Todos os meses eles recebem R$ 100 reais de ajuda e anualmente recebem um auxílio de R$ 5 mil”, afirma.
Vale ressaltar que o Tejuçuoca tem apenas 25 anos de emancipação. Ao longo desses 10 anos, o Tejubode e seus eventos paralelos são os precursores de todos os negócios que sustentam a economia da cidade, o que vêm desenvolvendo não só a pequena economia da localidade, mas a sua cultura, o comércio de artesanato, a gastronomia e a agricultura familiar.
1 comentários:
Foi publicada no site G1 da Globo uma matéria sobre a festa do bode de tejuçuoca. Vejam: http://j.mp/opaTIi
Postar um comentário